FETAG e assentamento em Maracás celebram conquistas e seguem lutando

FETAG e assentamento em Maracás celebram conquistas e seguem lutando

Geral 20/08/2025 Escrito por:

Criado em 2005, com apoio da FETAG-BA e da CONTAG, o assentamento PA Cumbe, em Maracás, conquistou muito ao longo desses anos. No último dia 13 de agosto, as lideranças celebram as vitórias e trataram de novos desafios. 

Segundo o presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais, Murilo Nascimento, após 20 anos de luta, foi conseguida a regularização da terra para 70 famílias e acesso ao crédito de R$ 500 mil do Banco do Nordeste para desenvolver várias atividades. Agora, lutam para construção mais 50 casas e poços artesianos no local.
  
As famílias do assentamento produzem banana, abacate, morango, milho, maracugina, aipim, café, flores, gado, leite, melancia, abóbora, ração e hortaliças. "Abastecemos 40% da feira do município, lanchonetes e restaurantes. Já são três gerações trabalhando na terra. Muitos filhos se formaram e continuam aqui, ajudando.

Ele ressaltou o apoio que garante o sucesso do projeto. "Agradecemos ao presidente Lula, aos governadores Wagner, Rui Costa e Jerônimo pelo apoio. Agradecemos às pessoas do INCRA pela assistência, à CONTAG e à FETAG, nas pessoas de João da Cruz, Luciana e Cristina. Graças a essa parceria, nosso trabalho é respeitado pela população e pelos poderes públicos da cidade", destacou.

A dirigente da FETAG-BA, Maria Cristina destacou a parceria positiva. "É papel da federação ajudar nossos sindicatos e entidades que trabalham no campo para que desenvolvam bem o seu trabalho na defesa dos trabalhadores e assalariados rurais, além dos agricultores e agricultoras familiares", afirmou.

No mesmo dia, houve reunião com Alcérgio Couto, secretário de Infraestrutura de Maracás, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Cristina Vitória, dirigente da FETAG-BA. As lideranças solicitaram a terraplanagem para construção de 26 casas no PA Mãe Maria e uma reunião com o prefeito Nelson Portela.