Na rádio CBN, Rosa de Souza reforça desafios atuais do sindicalismo

Na rádio CBN, Rosa de Souza reforça desafios atuais do sindicalismo

Geral 19/08/2025 Escrito por:

Uma conversa sobre vários temas políticos e a reafirmação da defesa da soberania e da democracia marcaram a entrevista da presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, na rádio CBN Salvador (100,7FM). Ela foi entrevista por Daniel Mota e jornalistas do programa CBN Hora da Notícia.

No início, a dirigente falou da sua trajetória, marcada por lutas nos movimentos estudantil e de mulheres. "Sou filha de Washington de Souza, importante sindicalista e que dirigiu a famosa Revolta dos Peões na construção civil, em Salvador. Vários irmãos e irmãs atuaram nos movimentos populares. Esse DNA me ajudou a trilhar os caminhos difíceis no movimento sindical, começando no Sindicato dos Comerciários e chegando a ser a primeira mulher presidenta do SintraSuper e da CTB Bahia", pontuou.

Rosa destacou o 6º Congresso Estadual da CTB. "Ser reeleita presidenta mostra o reconhecimento da gestão, com a Central protagonista nas lutas das centrais, as coordenações regionais atuando pelo interior e as secretarias desenvolvendo trabalhos. Somos a maior central do estado, dirigindo as principais categorias e jogando papel para CTB nacional ser a segunda maior do Brasil 

A sindicalista apontou os desafios atuais da CTB. "Além de reforça nossa organização, a formação de dirigentes, ações para juventude, mulheres e diversidade, atuaremos para reforçar luta do Plebiscito Popular, pelo fim da escala 6x1, a isenção do IRFP até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos", afirmou, reforçando a defesa da FETAG e da CONTAG, contra os ataques que sofrem por conta do problema dos descontos indevidos de aposentados.

SOBERANIA E DEMOCRACIA

Na entrevista, a dirigente reafirmou que a CTB e seus sindicatos estarão nos atos em defesa da soberania e da democracia no Brasil, contra os ataques dos EUA. "O Trump age como um imperador do mundo e não podemos aceitar isso. É importante a postura firme do presidente Lula e as medidas que o governo tomou para ajudar as empresas brasileiras a enfrentarem o tarifaço", disse.

Para a sindicalista, é preciso lutar por um Brasil mais justo e desenvolvido, com valorização do trabalho. "O governo Lula fez crescer a autoestima do povo e dos trabalhadores, com resgate de várias políticas públicas, valorização do salário mínimo, redução da pobreza, baixo índice de desemprego e mais de 3 milhões de empregos gerados. Mas, precisa avançar em pautas importantes da classe trabalhadora. Vamos atuar para isso", enfatizou, destacando a importância das eleições de 2026. "Não podemos permitir retrocessos. Temos que reeleger Lula e o governador Jerônimo, além de deputados e senadores do nosso campo, principalmente sindicalistas.

GREVE DOS PROFESSORES EM SALVADOR

Durante a conversa, Rosa de Souza exaltou à greve dos professores da rede municipal de Salvador. "A APLB jogou um papel importante na greve histórica de 74 dias. Vimos agressões aos professores, mas Rui Oliveira mostrou sua liderança conduzindo brilhantemente o movimento com Elza Melo, Marilene Betros, José Dias, Arielma Galvão e outros dirigentes", lembrou.