Com Rosa de Souza, CTB Portal do Sertão debate desafios e 6º Congresso Estadual

Geral 09/07/2025 Escrito por:
Com a proximidade do 6º Congresso Estadual da CTB Bahia, as coordenações regionais intensificam atividades para debater temas que estarão em pauta nos dias 5 e 6 de agosto, no SENAI CIMATEC, em Salvador. Na manhã desta quarta-feira (9), a CTB Portal do Sertão realizou uma plenária com dirigentes de vários sindicatos, com a presença da presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza. Participaram o secretário de Combate ao Racismo da Central, Jerônimo Silva Junior e o presidente da FEC Bahia, Jairo Araújo, que também é secretário Sindical do PCdoB Bahia.
"Agradeço o acolhimento dos sindicatos feirenses cetebistas. Pascoal [Carneiro] me convidou para realizar a tarefa de fortalecer a Central na Região e de forma coletiva conseguimos construir muitas atividades da CTB no município. Tivemos alguns desafios e ainda há tarefas para dar prosseguimento. Acredito que cumpri bem essa etapa e estou à disposição para continuar fortalecendo nossa Central. Eritan, Oberdan, Jussara, Dart, Manuela fizeram a coordenação avançar com respeito e participação efetiva", disse Daiana Alcântara, coordenadora da Regional Portal do Sertão.
Os dirigentes debateram a importância da unidade, os desafios da conjuntura e os preparativos para os congressos Estadual e Nacional da CTB. "Vamos juntas e juntos construir dois congressos fortes na Bahia, à altura do lugar que ocupamos. Somos CTB e aqui a luta é pra valer", conclamou Rosa de Souza.
A dirigente destacou o momento importante do País, que antecede às eleições presidenciais de 2026. "A direita segue na ofensiva para impedir avanços e enfraquecer o governo Lula, que conseguiu melhorar sua popularidade. Mas, o cenário é difícil e exige que o movimento sindical jogue papel importante na mobilização da classe trabalhadoras e da sociedade", afirmou.
Jairo Araújo enfatizou a importância do sindicalismo classista "protagonizar as lutas importantes que as centrais sindicais desenvolvem junto com as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, como o plebiscito pelo fim da escala 6x1, a isenção de Imposto de Renda para quem até R$ 5 mil e a taxação dos super-ricos".
com informações da CTB Portal do Sertão